Planejamento sucessório eficaz


O processo de sucessão nas empresas, principalmente nas empresas familiares, não precisa ser um momento difícil, conflituoso ou forçado. Para isso é preciso planejar. Mas o que é preciso estar atento nesse planejamento?

Primeiramente, é preciso ter a clareza de onde se quer chegar, e isso começa com a consciência do Fundador para a tarefa de preparar novos líderes para continuar o seu trabalho. Essa é a sua grande missão: preparar aqueles que continuarão seu legado. Para isso precisa identificar esses sucessores, que podem ser seus parentes (filhos, esposa, irmãos, etc.), sócios ou funcionários, que podem ascender dentro da empresa ou serem contratados no mercado.

Sim, porque o Fundador tem que entender que sua empresa é, antes de tudo, um patrimônio que ele construiu para ser por ele usufruído, ou por seus herdeiros. Não é apenas um meio de seus parentes arrumarem o que fazer na vida. Fundador tem que ter a consciência que uma coisa é sucessor (futuro gestor na empresa), outra é herdeiro.

Assim, cabe ao Fundador a definição das competências para esse futuro gestor, até para preparar aquele parente que pode ter vocação, mas lhe falta outras áreas para exercer a nova função.

E esta preparação é outra etapa do planejamento sucessório eficaz, que tem que ter prazos, atividades, ser mensurável (ter um número, para que se possa medir) e ter claro o passo a passo ao longo do tempo.

Outra ação importantíssima é o constante monitoramento do planejamento, com reuniões focadas apenas no plano de sucessão, provendo feedbacks para os sucessores como um professor quando quer que o seu aluno cresça. Nestes momentos podem participar diversos profissionais de fora da empresa, como contadores para questões financeiras, consultores ajudando na dinâmica da sucessão, ou advogados assessorando na preparação legal.

Com planejamento focado em resultados, identificando as competências profissionais para o novo ciclo, criando o diálogo e a visão compartilhada para o futuro da empresa e da família, o Fundador terá em mãos um mapa do caminho para a continuidade da sua empresa ao longo do tempo.


Semio Timeni (MBA e MSc) é Advogado e Fundador da ATCA

 

Tags:, , ,