Segredos de uma empresa familiar próspera


Os números são preocupantes: a cada 100 empresas familiares funcionando, apenas 30 chegarão à segunda geração. E pouco mais de 10 à terceira… Mas existem segredos para garantir que uma empresa flua perene durante décadas a partir da experiência destas empresas familiares bem sucedidas.

Chamadas de empresas multigeracionais pelos estudiosos, estas empresas apresentam características comuns que ajudam a se perpetuar ao longo dos anos, e o maior dos segredos para seu sucesso é também o mais óbvio: a unidade familiar. Colocar os interesses da família e da empresa acima dos interesses pessoais pode parecer difícil para alguns, mas é certo que quando os membros da família têm o gosto de estarem juntos, a sucessão na empresa passa a ser melhor.

E isso se constrói cultivando relações fora dos escritórios, com reuniões familiares regulares, confraternizações e valorização dos laços que os unem. A unidade também vem de preparação dos fundadores e sucessores, destacando inclusive treinamentos em resolução de conflitos para todos.

Outro segredo encontrado pelos especialistas é que famílias bem sucedidas nos negócios nunca tem o dinheiro como seu principal objetivo. Dinheiro é consequência do bom trabalho, da dedicação de seus membros em torno de outros valores, como gerar oportunidade de crescimento pessoal dos seus membros ou ser relevante na comunidade em que estão inseridos.

Um outro segredo para o sucesso é transformar esses valores em uma visão única na empresa, o que se traduz em entender o que separa a gestão da empresa – seu dia a dia – do patrimônio a ser herdado, pois nem todos os herdeiros precisam necessariamente trabalharem na empresa para serem sócios desta.

E por último, o planejamento sucessório garante a perenidade de muitas empresas multigeracionais. Preparar seus sucessores é a maior missão do fundador para garantir que sua empresa seja seu legado de vida profissional, encarando as responsabilidades inerentes à liderança deste processo neste momento crucial para a continuidade da sua empresa – e, muitas vezes, da unidade de sua família.

Tags:, ,