Empresa familiar: vantagens e desvantagens 


A realidade brasileira é de empresas onde membros da família fazem parte de seu quadro societário ou mesmo trabalham nela, o que traz uma dúvida constante: uma empresa familiar tem mais vantagens ou desvantagens comparada a uma empresa não familiar?
Respondo: as vantagens são muito mais importantes – trabalhar em família é muito melhor. Destaco três motivos que me levam a essa conclusão:

  1. Lealdade: uma empresa familiar desfruta, pelo menos teoricamente, do mais alto grau de lealdade, o que cria um ambiente onde todos se dedicam de coração em prol do crescimento do negócio.
  2. Intimidade: o ambiente é mais informal, menos burocrático, trazendo agilidade na troca de informações e no processo de decisão. Tem ainda o fato de que é prazeroso se trabalhar com quem se ama.
  3. Valores comuns: os membros de uma família tendem a ter os mesmos valores, servindo como pilares na busca das metas comuns.

Porém não existem só vantagens. Destaco três dos mais sérios problemas enfrentados numa empresa familiar:

  1. Conflitos: como já ensinava o Monge de James Hunter, conflito é importantíssimo no ambiente de negócios. O problema é quando os conflitos refletem na família. Ou mesmo o contrário, quando conflitos na família tem desdobramentos na empresa. Solução? Diálogo. Não que seja fácil. Mas é possível.
  2. Ausência de processo de sucessão: esse é um tema complexo, mas resumidamente é a confusão entre a capacidade de gerir a empresa e a propriedade da empresa. O fato de ser herdeiro não torna alguém com as competências necessárias para liderar pessoas e projetos. Solução? Planejamento de sucessão.
  3. Desorganização nos processos internos: às vezes a intimidade torna o processo tão informal que traz prejuízos para a empresa. Solução? Procedimentos claros e definição de papeis.

É certo que com profissionalismo e um planejamento estratégico olhando o horizonte de curto, médio e longo prazos uma empresa familiar apresenta muito mais benefícios para o negócio, para as pessoas envolvidas e para a sociedade como um todo.


Semio Timeni (MBA, MSc e Advogado) é consultor especializado em empresas familiares.

Tags:,