Em tempos de crise, brilhe!


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O Brasil vive uma crise? Nestes tempos confusos, onde este tópico ganha tons acalorados, uma coisa é certa: não é a primeira nem será a última crise para o nosso país. Ao contrário, se pararmos um pouco de discutir qual o tamanho da tempestade, veremos com clareza que independente do que se passa no Brasil ou no mundo, o céu continua azul acima das nuvens, ou seja, oportunidades de ser bem sucedido nos negócios existiram no passado e com certeza existem no momento atual.

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Mas aí você pode se perguntar: então no que devo verdadeiramente me concentrar? Minha sugestão é aproveitar estes tempos agitados para fazer brilhar sua empresa, criar diferenciais que lhe coloquem em evidência diante dos seus clientes – e no meio desse mercado cada vez mais competitivo.

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Por que seus clientes compram a você? Eles são leais à sua marca? Você tem um diferencial que o faz único para seus clientes?

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O que refletir para criar o seu diferencial competitivo? Num primeiro momento, foque nos 4Ps do Marketing: produto, preço, ponto de venda e promoção. Sem uma clara definição para você e seus colaboradores sobre estas características essenciais de quem se coloca no mercado você irá gastar energia, tempo e outros recursos nadando, nadando… para não chegar a lugar algum – nem na praia! Os 4Ps são usados há décadas para definir com clareza onde você está, informação essencial antes de se definir onde você pretende ir!

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Qual o seu produto/serviço? O que o torna singular? Qual é sua relevância? Quais são as vantagens para seu cliente? Como está o atendimento da sua empresa? Como seu cliente chega até você?

Vamos pensar num supermercado. Seu conceito nasceu do crescimento das áreas urbanas e da facilidade de transporte, como possuir o próprio carro. Então os mercados foram aos poucos sendo substituídos por “supermercados”, ou seja, “mercados grandes”. Mas… ainda encontramos os pequenos mercados, não?

 

Observe-os: eles terão uma clara diferenciação! Ou será no produto (muitos destacam-se por vender produtos regionais), no atendimento, na facilidade de acesso, ou na tradição, e por aí vai. A verdade é que um mercado de bairro será um negócio fadado ao fracasso se não entregar algo diferente.

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E, não temo dizer, independente de qual seja seu negócio, você também…

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Qual a última vez que você conversou com seus clientes? Tenho um mantra que não canso de repetir: entender e atender. Sua função é essa: entender o que seu cliente quer/precisa e atender a essa demanda! Simples assim! Onde complica mesmo é que o mercado está cheio de concorrentes ávidos a fazer o mesmo! Por isso é tão importante manter essa proximidade com o cliente, seja de forma estruturada, através de pesquisas, seja um simples bate-papo constante com vários deles, você só tem a ganhar entendendo mais sobre seus clientes.

 

Outra dica é revisar os seus processos internos. E o que é isso? É o chamado “dia-a-dia”, como a sua empresa faz para funcionar. Para isto, envolva seus funcionários, pergunte a eles o que pode melhorar. Você será surpreendido com tantas oportunidades de melhoria.

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A última dica é avaliar os seus resultados. Como diz a frase atribuída ao consultor americano W. E. Deming (1900-1993), o que não pode ser medido não pode ser gerenciado. Pense nisso! Bom trabalho! Sucesso!


Semio Timeni Segundo é business coach

 

 

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