Como ser mais inovador



Bright Idea

Inovação é um termo presente em qualquer cartilha de empreendedorismo deste inicio de século. Peter Drucker (1909- 2005), um dos maiores pensadores da Administração, já ensinava que inovação “é o instrumento específico dos empreendedores, o processo pelo qual eles exploram a mudança como uma oportunidade para um negócio diferente ou um serviço diferente”.

visual-connecting-dots-1

Mas afinal, como colocar em prática a inovação? Como ser inovador? Comecemos pelo conceito de ligar os pontos e como isto é fundamental para a inovação, como nos ensina o empreendedor inglês Richard Branson e seu mantra “ABCD” (Always been connecting the dots, ou sempre esteja ligando os pontos) e a lição de Steve Jobs, que em seu famoso discurso na universidade de Stanford – assista aqui, vale a pena! – ensinou que tudo se resume a ligar os pontos.

E o que é ligar os pontos? Digamos que a vida flui como pontos que são ligados diariamente. A grande maioria das pessoas acredita que os pontos que elas veem são todos que existem. A vida para essas pessoas nada mais é do que a junção destes pontos instituídos, organizados, arrumados, etc. Decisões são tomadas a partir da consciência destes pontos, negócios são geridos, escolas são administradas, famílias são formadas… A vida enfim é a ligação dos pontos enxergados e vivida dentro deste status quo.

business-dots

Aí vem uma pessoa e vê além dos pontos enxergados por todos! Ela vê pontos que sempre existiram, mas a imensa maioria das pessoas simplesmente não enxergava, ou ainda algo que já fez parte do “status quo” – pontos que todos tinham a consciência que existiam – mas que foi esquecido com o tempo.

Assim, enxergar esses “novos” pontos – que apesar de existirem desde sempre, não estavam conectados com a vida! – é o que está por trás da inovação! Quer exemplos? Pense na roda, uma inovação que vem dos primórdios da humanidade. Milênios depois – mais precisamente no século XIX – veio a bicicleta. Depois o carro? Na verdade o carro foi inventado 1 ano antes.

Ordinary_bicycle01

Mas nem a bicicleta nem o carro foram invenções da cabeça de uma pessoa. Na verdade foram milênios de contribuições de mentes inovadoras que fizeram surgir a primeira bicicleta (1870) ou o primórdio do carro (1869). Por isso que se entende que inovar significa a ligação dos pontos do presente com o passado, ou encontrar uma nova forma de conectar os pontos!

dots

Lá no discurso de Jobs você vai ouvir ele dizendo que nunca conseguiu ligar os pontos olhando para frente: você só consegue ligar os pontos olhando para trás! Jobs diz ainda que a fé – em Deus, ou se você acredita no destino, em karma, etc. – lhe traz a certeza que um dia seus pontos vão se ligar no futuro: isso ajudou ele a nunca desistir e fez toda a diferença em sua vida!

Innovation_What_Is

Qual as fontes da “descoberta” destes “novos” pontos para os inovadores? Essa pergunta é fácil de responder… Pense um pouco… Descobriu? Simples assim: são necessidades não atendidas, ideias, possibilidades, usar a imaginação… O computador pessoal, a internet, o smartphone e tablets são “pontos comuns” no dia de hoje, mas eram até poucos anos atrás “pontos incomuns”. Graças aos questionadores do status quo nós temos estas evoluções na nossa vida cotidiana!

EivindJosefsen-500x367

Então como ser mais inovador? É abrir-se para os outros pontos, aqueles que foram esquecidos e não são enxergados por todos! Pense nisso! Bom trabalho! Sucesso!


Semio Timeni Segundo é business coach

 

Tags:, , , ,