Boas Festas e um feliz Ano Novo


-feliz-natal
Estamos iniciando o último trimestre do ano, época em que a maioria dos setores tem um significativo aumento no faturamento. Para sua empresa também? Então esteja convidado a planejar o que precisa ser feito para tornar este o melhor Natal da história, pois sem planejamento o tempo passa mais rápido, as coisas ficam mais caras e os resultados são inferiores ao seu verdadeiro potencial!
Aqui vão quatro dicas sobre questões que podem lhe ajudar na reflexão sobre o que precisa ser feito para atingir resultados exponenciais!
marketing
1) Marketing: como se destacar em meio à multidão no período natalino? Esta é a tarefa do marketing, que vai além da propaganda em si (comunicação), e é revestida de aspectos como a estratégia para os produtos e serviços que você irá oferecer, como irá oferecer (vendas), criando valor e cativando os clientes para que eles possam se perpetuar nos anos seguintes. Pesquisa da consultoria norte-americana Constant Contact mostrou que 52% dos entrevistados conseguiram novos clientes através do marketing na época do Natal. Ou seja, esses clientes não surgiram do nada! Eles já estavam aí antes do Natal e vão permanecer depois. Planejar o marketing deve pensar estes aspectos, como encantar e reter seus clientes para que além das boas festas, você possa ter um feliz ano novo!
Financas-Empresariais-1
2) Financeiro: se preparar para o fim do ano em relação ao financeiro pode trazer diversas e relevantes vantagens. Por exemplo? Quanto você vai investir no marketing acima? Qual a necessidade de caixa para pagamento das obrigações como o décimo-terceiro? Seu fluxo de caixa está preparado para as vendas parceladas, onde você vende agora mas só recebe lá na frente? Os agentes financeiros disponibilizam diversas linhas de crédito neste período, e ter um planejamento pode lhe ajudar a escolher o melhor para sua empresa, saindo de uma atitude passiva em relação aos possíveis, e assim previsíveis, obstáculos financeiro desta época.
empleo-trabajo-desempleo-ofertas-de-empleo
3) Recursos Humanos: se sua empresa cresce no faturamento nos últimos meses do ano, então é 100% certeza que você precisa planejar este tópico!! Desde treinamentos da equipe atual a crescimento do quadro com os chamados empregados temporários, são vários os desafios para o RH. Qual o incentivo de fim de ano para seus colaboradores? Que tal usar a criatividade aqui também e criar um planejamento com folgas no verão para aqueles que fizerem horas extras? Ou ainda algo personalizado como forma de agradecimento pela dedicação?
 
4) Fornecedores: são tantas as vertentes neste tópico que vou convidar você a refletir sobre 3, cruzando com os pontos anteriores. Que tal negociar verba de marketing compartilhada com seu fornecedor? Ou ainda renegociar prazos conforme seu fluxo de caixa para o primeiros meses do próximo ano? Já pensou em presentes com a cara do seu fornecedor, uma forma de dizer muito obrigado pela parceria?
Já se passaram 9 meses de 2014, um ano difícil para a economia como um todo. Mas a melhor época está chegando, e o planejamento poderá lhe ajudar a fazer deste o melhor Natal da sua empresa. Porque, como já ensinava Thomas Edison, “boa sorte é o que acontece quando a oportunidade encontra o planejamento”. Pense nisso! Bom trabalho! Sucesso!


Semio Timeni Segundo é Business Coach
 

Tags:, , , ,