4 coisas que os grandes líderes não fazem


Sou da corrente – predominante, alias – que afirma ser o líder formado a partir do meio onde ele está inserido. Ou seja, não se trata de DNA, curso universitário ou coisa parecida. São ações, comportamentos, que quando corretamente aplicados, formam o grande líder, que não é um super-herói infalível ou ilimitado. Trata-se de um ser humano comum e normal, como eu e você. Ou sua mãe, ou aquele professor inesquecível, ou alguma pessoa memorável que passou pela sua vida e deixou a marca da liderança.
leadership
Costumo dizer que não existe fórmula para o sucesso, mas existe fórmula para o fracasso. O mesmo pode-se dizer em relação aos grandes líderes. Falsos mitos tem formado uma legião de líderes fracos e improdutivos. Daí nasce a pergunta: quais as cinco coisas que os grandes líderes não fazem ou não são? Vamos pensar juntos:
 

  1. Não buscam agradar a todo mundo! Essa é uma lenda que o líder tem que ser amigo dos seus liderados. Esqueça isto: seus liderados que escolham seus amigos! O que você tem que ser é o melhor líder que eles possam ter, concorda? E é somente isto que eles precisam de você, não de alguém bonzinho ou que diz sim pra tudo. Entenda: liderar é desagradar também. A necessidade de dizer os “nãos” que a vida nos impõe pode ser uma ótima oportunidade de ganhar ainda mais a admiração do seu liderado, pois liderar nestes casos tem muitas vezes mais a ver com a forma do que com o conteúdo.

Delegar-Tarefas

  1. Não delegam tudo! Outro mito gigantesco construído nas últimas décadas! Bobagem das grandes, que tem formado “lideranças” preguiçosas e acomodadas – e portanto falsos líderes. O verbo delegar surge na vida do líder da simples constatação – consciente ou inconscientemente – de que precisa de outras pessoas para atingir suas metas. E portanto ele deverá exercer determinados comportamentos que o tornarão poderoso, pois seus limites poderão ser superados a partir das qualidades das pessoas que seguirem suas orientações.

 

  1. O verdadeiro líder tem medo! Isto mesmo, os líderes são medrosos. Mas não são covardes! Ou seja, sentem medo – como qualquer ser humano – e expressam seus temores, pedem conselhos, buscam informações. Isto sim faz um líder ser respeitado pela sua bravura e altivez! É a perseverança de não desistir diante dos medos, de buscar soluções! Enfim, é a coragem, palavra que tem origens no latim coratium e no grego kardia, da mesma raiz que confiança e compromisso, que somadas dão três características fortes em todo grande líder!

delegar-trabajo

  1. Estão ausentes na maior parte do tempo. Sim, os grandes líderes, sejam nas empresas, nos governos ou nas famílias, não estão presentes na maior parte do tempo. E isto é que faz deles grandes líderes!! Pois o verdadeiro líder ensina seus valores, compartilha suas visões, prepara seus liderados para caminharem sozinhos. Pense bem: o general numa batalha não puxa o gatilho de todas as armas, nem o pai está presente em todos os momentos do seu filho. O que faz o soldado ou o filho agirem corretamente é a presença, mesmo na ausência, da marca dos seus líderes em suas vidas.

 
Agindo dentro destas reflexões, você pode melhorar a cada dia suas competências de líder, pois o grande líder, admirado e seguido, é construído na soma das pequenas ações diárias que vão se aprimorando com o tempo. Como já ensinada um dos precursores da televisão nos EUA, Donald McGannon: liderança é ação, e não posição. Pense nisso! Bom trabalho! Sucesso!
 


 
Semio Timeni Segundo é Business Coach
Artigo originalmente publicado no Jornal Tribuna do Norte no dia 21 de setembro de 2014
 

Tags:, , , ,