Artigo – O Líder Empreendedor


2577192-3959-rec
 
Empreendedor, principalmente quando o negócio está no início, termina por desempenhar várias funções. Não foge das obrigações, faz tudo que precisa ser feito, com disposição e empenho: varre chão, serve cafezinho. É vendedor, cobrador, telefonista, despachante, porteiro, e por aí vai. Assim, pergunta-se: qual a mais importante função que precisa o empreendedor aprender a desempenhar?
 
Trata-se da liderança! A grande maioria dos desafios humanos precisa de líderes, e tocar uma empresa é um das iniciativas que mais exige a presença deste! Empreender e liderar são dois verbos que andam de mãos dadas, que até se confundem. Porque onde estiverem duas pessoas ou mais, alguém precisará exercer o papel de líder, e no mundo dos negócios isto é algo normal de acontecer.
 
Na casa dos milhares são os estudos científicos que abordam o tema do líder empreendedor. Contudo, não é precisa ser um cientista social ou escrever teses imensas sobre os desafios de ser um líder empreendedor! Estudar nunca é demais, mas para se tornar um líder você pode começar seguindo algumas dicas consideradas essenciais. Quer saber quais são?
 
A primeira é encarar uma pergunta que a maioria das pessoas tem medo de responder: o que você quer para seu futuro? Pois é, muita gente boa que conheço treme as pernas quando desafiada a definir o que quer para o futuro… A verdade é que empreender tem tudo a ver com crescimento, expansão, desenvolvimento, e saber claramente quais metas você quer obter é fundamental para começar a conquistar liderados para ajuda-lo a alcançar seu futuro. Como já dizia o famoso jogador de futebol americano Joe Namath “para ser um líder, você tem que fazer as pessoas quererem te seguir, e ninguém quer seguir alguém que não sabe onde está indo”.
success
 
E você, para onde está indo? O que quer para sua empresa daqui a cinco anos, dez ou vinte anos? Já parou para pensar nisso?
 
Outra dica é ser autêntico! Encontre seu estilo, transmita seus valores, compartilhe suas ideias, mas nunca seja o que você não é! Cada um dos seus liderados é um ser humano como você, e nada é desaponta mais do que se decepcionar com um líder que construiu sua carreira escondido atrás de uma máscara. Para ganhar respeito e admiração – duas características muito presentes nos líderes que geram resultados – é preciso ser verdadeiramente você! Não é que você não possa mudar – alterar de estilo, questionar seus valores, modificar suas ideias. Mudar faz parte. Às vezes doído, mas é inerente ao viver. Contudo, mude sem nunca deixar de ser autêntico!
 
Construir relacionamentos é outra capacidade importante para um líder. E a melhor maneira de se construir relacionamentos é ganhando a confiança do outro. Diversas pesquisas mostram que funcionários são leais e entusiasmados no ambiente da empresa porque trabalham para um líder em que eles confiam!
 
E como ganhar a confiança dos liderados? Mostrando um interesse legítimo pelo seu crescimento, unindo os objetivos da empresa e seus como líder com os motivados pessoais de cada liderado. E lembrando sempre que relacionamento é individual: o líder tem que construir relacionamento com cada um dos liderados, o que demanda tempo e atenção!
 
Para sua empresa crescer, você precisa de pessoas ao seu lado. Nunca ninguém conseguiu desenvolver uma empresa sozinho! Pense nisso! Bom trabalho! Sucesso!

Tags:, , , , , , ,